15/04/2014



Sakura significa flor de cerejeira. Hanami é a arte de apreciá-las e a maneira mais comum de se fazer isso é organizando um pique-nique familiar no período em que as sakuras desabrocham, que acontece no final de março e princípio de abril, dependendo da região.

As sakuras duram, em média, uma semana. Sua acentuada  efemeridade superlota os parques. Há grande dificuldade de se encontrar bons lugares, muitos chegam bem cedo, antes do sol nascer, para sentar embaixo de uma cerejeira e assim, relaxar, jogar conversa fora, beber cerveja, comer espetinho de legumes, tirar fotos e filmar.

Como o hanami atrai muitos observadores, os japoneses contam com o serviço de meteorologia para prever o desabrochar. Muitos festivais são organizados por Associações de Cerejeiras. Cada cidade japonesa tem a sua e o prefeito geralmente é o presidente.

No Brasil, a celebração acontece em Apucarana (Paraná), Frei Rogério (Santa Catarina), Campos do Jordão, Garça, Piedade, São Paulo (bairro de Itaquera), Suzano, São Roque e São Bernardo do Campo (Estado de São Paulo) ou em qualquer outro lugar onde houver uma colônia japonesa e um clima frio.

Sobre o hanami no Brasil, clique aqui.

Mais informações aqui.