04/04/2014


O que chamamos tradicionalmente de "quimono"/ "kimono" é conhecido no Japão como Kosode. A denominação Kimono vem do século XVI, quando navegadores ocidentais questionaram por meio de sinais o nome da roupa que as pessoas daquele arquipélogo usavam. A resposta dada foi justamente "roupa", "coisa de vestir". O "quimono" foi progressivamente substituído pelas vestes ocidentais a partir da Era Meiji, na qual funcionários públicos foram obrigados, por decreto, a usar roupas ocidentais (basta ver a roupa do Saito, em Rurouni Kenshin, antes e depois dele se tornar um funcionário público).

Existem vários tipos de Kimonos. Os tipos levam e consideração a ocasião, o sexo, a hierarquia, o grau de parentesco, o estado civil, a maturidade e a estação do ano. A roupa da Hiko, por exemplo, é uma yukata, uma espécie de kimono informal, é usado em matsuris (festivais) e em casa e é feito de algodão estampado. Hotéis, pousadas tradicionais e resorts com termas costumam disponibilizar yukatas para os hóspedes (lembrei vagamente de Love Hina). Alguns acessórios podem ser acomodados à um determinado tipo de kimono. No caso da yukata, a geta (sandalha de madeira) é geralmente usada.

Além disso, ao vestir um kimono, deve-se atentar para o lado em que é enrolado. Somente kimonos de pessoas mortas são usados da direita para a esquerda.

Para informações detalhadas clique aqui!