07/04/2014

MAIDS

A ideia veio de um simulador de namoro

O primeiro Maid Café surgiu em um evento para promover a venda do game Welcome to Pia Carrot (1998), um similador de namoro.

Primeira loja aberta em 2001

Em 2001, é aberto, em Akihabara, o Cure Maid Cafe. O tratamento é formal, assim como o ambiente. Há apresentações com flauta, harpa, piano e violino. Clique aqui e veja um vídeo do lugar.


Cada loja oferece um atrativo próprio

O crescente interesse aumentou a competitividade e obrigou os estabelecimentos a promoverem formas de atrair e fidelizar clientes. Muitos se especializaram em determinados serviços e contribuíram para diversificar os tipos de maids. Segue alguns:

@Home Café: Moe Maid Heaven - link - o site contém fichas técnicas das integrantes para que você já tenha em mente a sua preferida. Sua maid canta "moe moe kyun" para deixar sua bebida mais saborosa. Dependendo do prato escolhido,  ela escreve "maid" em sua comida com ketchup (Samurai Bridge, primeiro episódio?). Você também conta com um cardápio de entretenimento e pode pedir alguma dança ou cover, foto ou jogo.


Aqui encontramos uma notória diferença em relação as maids do Cure Cafe. As últimas são adeptas do chamado estilo suave ou iyashi-kei: usam roupas de empregadas e governantas da era vitoriana e assumem uma posição servil. Já as do @Home, baseiam-se na estética kawaii, adeptas do estilo adorável ou moe-kei: extrovertidas e lembram os personagens de animes.

Segue vídeo de um grupo de maids adeptadas do moe-kei, o Moe Moe Kyu Cafe, entrevistadas no Anime Festival Asia 2009.

Cos-cha: back to school - link - o nome fala por si, especialmente no quesito decoração e figurino, que inclui o "dia do maiô". Os jogos também têm relação com prendas escolares, como caricaturas "zuadas" e comidas "estranhas". Confesso que achei divertido o vídeo:


Outros: Royal Milk - 90min de conversa com uma maid. Popopure - especializada para  pessoas que falam inglês. Queen Dolce - garotas que se vestem de homens, "somos melhores do que qualquer homem poderia ser".

Testes de seleção

Mas apesar da variações, os testes para uma garota se tornar maid incluem, em quase todos os casos, conhecimento sobre a história das maids, limpeza, culinária, etiqueta e bons modos. Pelo menos no Japão, em outros lugares, apesar de não haver esse processo, ainda há a premissa de uma postura polida, evidenciada pelo uso de termos como goshujin-sama (mestre) e ojou-sama (senhorita).

Para maiores informações, acessar o artigo "Lolitas, maids and kagedols: representations of the female body in Japanese pop culture" de A C Otávia.

Comments (1)

On 3:40 PM , Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.